sexta-feira, 14 de março de 2008

INVENTANDO UMA HORTA

Nesta sessão a gatinha Sussú vai sempre trazer uma novidade do tipo "faça você mesmo".

Nós gostamos de uma saladinha e morando em apartamento é sempre difícil encontrar uma graminha que tenhamos permissão para mascar, não é? Por isto, hoje vamos dar as dicas para seus humanos de estimação inciarem uma hortinha de catnip (erva-de-gato ou gatária) - nepeta cataria e de grama própria para gatos- dactylis glomerata.

A grama dos gatos contribui com minerais e vitaminas e também auxilia a digestão. Provoca vômito limpando o estômago de toxinas ou eliminando as famosas bolas de pêlos.

A erva de gatos é famosa pelos efeitos que provocam na gente. Ficamos eufóricos, gostamos de comer, cheirar e brincar com esta plantinha dos deuses!!

Para nossa horta vamos precisar de um vaso ou mesmo floreira, terra e sementinhas de erva de gato e grama de gato.

Existem no mercado muitas marcas de sementinhas específicas para este fim, portanto não aceitem se não for PARA GATOS. Um pacotinho de 0,30 g está em média R$0,90.


Tanto a erva-de-gatos como a grama dos gatos podem ser plantadas em qualquer época do ano, mas a erva-de-gatos não gosta de frio. Então, podemos começar já, pois o inverno não chegou nem no Sul.

Procure usar uma terra com alto teor de matéria orgânica, e NÃO use adubos químicos. Mie para o seu humano preparar a terra com uma semana antes da semeadura, revolvendo-a entre 20 a 30 cm de profundidade e se ele quiser pode acrescentar um copo de húmus (cocô de minhoca, que tem prá vender e
m lojas de sementes).

Num buraquinho de meio centímetro de pro
fundidade coloque a sementinha e cubra de terra. Estas sementinhas são ultra mega pequeninas, a nossa humana nunca conseguiu plantar uma só num buraquinho, iam várias de uma vez. Aí é só regar uma vez por dia, sem encharcar. De manhã ou a tardinha são os melhores horários.

E não tem desculpa de falta de espaço, não!! Estas plantinhas podem ser cultivadas em pequenos vasos dentro de casa!!! Vamos
lá, humanos!! Mãos à obra!!!

É super legal!! Não demora nem uma semana e vocês já poderão ver os brotinhos, mas aconselhamos aos humanos que não deixem a gente ir papar antes da plantinha ter um tamanho legal, pois caso contrário acabamos com a hortinha num piscar de olhos.

Espero que vocês tenham gostado!!! Até o próximo INVENTE.
Ronronzinhos da Sussú.

8 comentários:

Mama disse...

Nóiss adolô a dica, nóiss não sabia ki existia cupim erva pra gatitos!!

Unknown disse...

Que legal!!! Mamys não sabia,já vai providenciar duas,para mim e para o Twister.
Lambeijokas

Anônimo disse...

Adolei o blog Tropinhaaaa !!!
Ficou muito lindo, e também estou aprendendo muito com ele.

Lambejokas ronronantes pra todos vcs,
Tequilnha Mendonça (namogata do Mimo).

Erika disse...

Minha mamis já plantou uma hortinha de milho... Eu miaudorei!
Agora vou seguir essa diquinha da Sussu!
Musashi

Proscrito disse...

Madrinha, a senhora parece que lê pensamento, minhas mamys conversaram sobre isso nessa semana e vão fazer pra mim e pra Chiquinha. Aqui onde moramos não tem nenhum local que vanda essas graminhas, mas a gente vai dar um jeito. Lambeijos pra vc e pro padrinho.
Dama Maria e Chiquinha Tarso

Boris The Cat disse...

Oi Toropinha Amada, cada dica desse blog é maravilhoso, já miei e mandei meu humano ver se consegue achar as sementes apropriadas para mim fazeer a minha hortinh tbm, continuem com essas dicas maravilhosas.

Lambjs do migatão Bóris Kajita

Luan Luluxo disse...

Amei a matéria sobre nossas saladinhas. Mamy tá com meio pacotinho de graminha pra gatinhos aqui e vai plantar essa semana. Não sei quanto a vcs mas pra gente, um pacotinho rende muito e dá pra plantar em três ou quatro floreras.
Lambs e parabéns Sussuzinha!

Unknown disse...

Tenho 2 gatos e sempre fico buscando informações sobre esses bichos increveis. Porisso adorei seu site.
Por favor me dê uma infomação: moro em são paulo e gostaria de saber onde posso encontrar sementes ou mudas de ervadegato? Meus gatos adoram quando compro a erva seca e ficam super brincalhões, mas gostaria de ter a planta em casa
Obrigada
Heloísa