sábado, 4 de setembro de 2010

DEU NO JORNAL- Guardiões do Museu Hermitage

Nosso humano de estimação chegou de um congresso e trouxe para a nossa humana de estimação um super presente: o livro 100 gatos que mudaram a civilização de Sam Stall. Este livro já foi comentado na coluna da Lakme na Biblioteca (clique sobre o nome da culuna para acessá-la). Nossa humana está amando a leitura, e a história dos gatos que cuidam do maior museu da Rússia chamou sua atenção.
Tudo começou em 1745, quando a princesa Elizaveta, filha do imperador Pedro, o Grande, deu um chilique que não aguentava mais a rataiada que infestava o palácio e divulgou uma proclamação real decretando o recolhimento dos "maiores e melhores gatos capazes de caçar ratos" que deveriam ser despachados para a corte junto a alguém que pudesse cuidar deles.
Bem, os gatos tiveram um lugar sossegado lá até a segunda guerra mundial, quando a população, passando fome, achou que os gatinhos poderiam ser saborosos. Mas depois da guerra tudo voltou ao normal e os bichanos puderam voltar a morar no Hermitage sem medo.
Atualmente vivem no museu algo em torno de 60 gatos, que são cuidados no porão. São gatos de rua, que esperam por adoção, mas que também mantem o museu livre dos ratos.
Eles são mantidos pelo governo, por doação de empregados e o lucro da venda anual de pinturas
feitas pelos filhos dos funcionários do Hermitage, que cobre o custo com veterinários, abrigo e comida.
A rede de televisão ABC, em julho de 2010, fez uma matéria sobre os gatos do Hermitage, para assistir clique na imagem:A matéria é gringa, mas nem que seja só prá ver as imagens dos nossos camaradinhas russos.
Até a próxima edição de Deu no Jornal com Mun Rá.

3 comentários:

Dama disse...

Boa noite amiguinhos !!! Aqui em casa sou que faco a seguranca..o auau dorme e ronca a noite toda.Lambeijos fraternos a todos, adoramos a curiosa postagem .

Susana disse...

Adorei a postagem e o blog todo!
Voltarei sempre!
Lambidas carinhosas.

Tropinha Urban disse...

Dama,
este cachorrúsco de vcs, hein?!
Só no chochilo!!!

Serena,
que legal que vc curtiu!!
Também fomos no teu blog e adoramos.

Ronrons para as duas.